press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/3
"Introdução à História do Brasil", 2022

Instalação

O trabalho apresenta um panorama sobre a história do país contada a partir de uma coleção de moedas que tiveram sua circulação em períodos distintos. A instalação é composta por placas de madeira cada uma com duas moedas iguais frente e verso, e abaixo delas um verbete com a definição da imagem presente. Pedro Álvares Cabral, Dom Pedro I, Castro Alves, Juscelino Kubitscheck, escravo, café, cana de açúcar, arara, tartaruga marinha, peixe-boi, pescador, rendeira, são algumas das imagens presentes que reunidas apresentam uma iconografia do Brasil.

 

Os verbetes apresentados foram produzidos através da colaboração de um grupo de estudantes do ensino médio do Colégio Ginásio Pernambucano, durante

uma oficina realizada pelo artista. Primeiro colégio em atividade do Brasil, localizado em Recife e fundado em 1825, o Ginásio Pernambucano é uma tradicional instituição de ensino onde estudaram importantes personagens da história do país como: Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Joaquim Cardozo e Assis Chateaubriand. 

 

“Introdução à História do Brasil”, é um trabalho que olha para o passado mas se propõe a uma outra e nova narrativa da história do Brasil, através do olhar crítico, político e decolonial de um grupo de estudantes, de uma escola pública do ensino médio. Última etapa da educação básica brasileira e que hoje seu tradicional modelo foi extinto pelo atual governo brasileiro. 

 

-

 

Agradecimentos aos estudantes do Colégio Ginásio Pernambucano: Ana Andrade, Maria Eduarda Fernando, Samuel Paulino, Maria Carolina da Costa, Ivinny Vanni,

Emmylle Oliveira, Estefanny Camily, Leah Nicki, Acsa Santana e Mariana dos Anjos.